quinta-feira, 5 de julho de 2012

Introdução a 9ª arte

Gosto de arte de seus mais diversos modos, e com a 9ª arte tenho um afeto especial.
Para quem não sabe, a 9ª arte são as histórias em quadrinhos ou Hq's, ou gibis. Não sou expert no assunto, mas sou um grande fã desse meio de entretenimento. Houve um tempo em que hq's era considerado coisa de criança, mas existe um grande acervo de títulos destinado para adultos e você pode conferir aqui algum deles.



Primeiramente vou indicar sites de pessoas que entendem do assunto, como pipoca e nanquim, onde você encontra ótimos videocasts com dicas de bons quadrinhos. Outro grande site é o Universo Hq que serve de referencia em site para quem gosta das boas hq's.

Eu não quero ser injusto e divulgar nomes de apenas alguns artistas, sendo que existem ótimos profissionais nesse meio. Mas irei citar os meus favorito e saiba que existem muitos outros ótimos que você pode pesquisar por si mesmo.

Começarei falando de quem fez meu retorno as leituras de Hq's, o mestre roteirista Alan Moore (parei de ler quando estava crescidinho o bastante pra ler turma da Mônica, que é ótimo por sinal, até conhecer a vasta gama de Hqs destinada para adultos). Pra quem não sabe, Alan Moore é responsável por vários dos ótimos trabalhos que existem por ai, como Watchmen e V de vingança. Não adianta dizer que já assistiu os filmes, pois o próprio Alan Moore diz que odiou todos os filmes inspirados em suas obras e de fato os quadrinhos tem roteiros bem mais elaborados do que seus descendentes do cinema. Quem se interessa pelo assunto e ainda não tem o hábito de ler hq's mas quer começar, esta nas livrarias e lojas a reedição de V de vingança, pelo preço de 24,90.

Outro artista que gosto é o grande Milo Manara, referencia de quadrinhos eróticos (não pornos).
Manara sempre desenhou bem, mas seus roteiros nunca foram lá muito elaborados, servindo apenas de entretenimento. Porém o mestre tem vários trabalhos feitos em parceria com grandes nomes como suas obras El Gaucho e Verão Índio feitas em parceria com Hugo Pratt e a saga de obras que mais gosto dele chamada Bórgia, com Alejandro Jodorowsky.
Bórgia é a história do papa Alexandre VI (Rodrigo Bórgia) e sua família. Os Bórgias foram provavelmente a pior família da história da igreja católica (que também tem um passado horrivel e um presente patético). Rodrigo Bórgia, como papa, sustentava amantes e chegou e chegou a ter um caso com a própria filha. Mas o que chama a atenção nessa Hq são os traços de Manara, que estão ótimos. A Hq toda é pintada em aquarela, uma verdadeira obra de arte, Manara no seu auge.



Já falei demais, quem se interessar pode encontrar alguns desses títulos em grandes lojas como  Submarino, Americanas e uma que é especializada em Quadrinhos a Comix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário